Logo Accredited by CHKS
Submissões

Cabeçalho da página

Submissões

Submissões Online

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Colóquios Garcia de Orta?
Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores

O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pela página da revista, preparados de acordo com as recomendações abaixo indicadas.

O processo de submissão possui 5 passos, com instruções disponíveis em cada passo.

Está disponível um texto de ajuda ao processo de submissão.

 

As Normas de Publicação podem ser descarregadas aqui.

 

Existem alguns recursos disponíveis para os autores, que poderão ser úteis para a elaboração dos estudos e dos manuscritos:

A Declaração STROBE, para estudos observacionais.

Lista de verificação CARE, para redacção de um relato de caso.

 

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Todos os autores aprovam o manuscrito em submissão (uma declaração assinada por todos os autores será solicitada).

  3. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word ou OpenOffice Writer (LibreOffice, NeoOffice), não ultrapassando os 2MB.

  4. Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos originais), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas, nomeadamente a identificação dos autores do manuscrito foi removida do arquivo e da opção Propriedades no processador de texto.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista. Os autores declaram o conhecimento de que o não cumprimento integral das Normas de Publicação da CGO supõe motivo suficiente para a rejeição do manuscrito.

  6. Todo o manuscrito, incluindo referências, quadros e legendas de Ilustrações, está redigido em página A4, coluna única, a dois espaços, com letra de dimensão 12, e justificado à esquerda. Foram inseridas quebras de página entre cada secção do manuscrito e não contém cabeçalhos nem rodapés.

  7. Os autores têm em sua posse os seguintes documentos que poderão ser solicitados pelo corpo editorial:
    - consentimento informado de cada participante;
    - consentimento informado relativamente a cada indivíduo presente em fotografias, mesmo após tentativa de ocultar a respectiva identidade;
    - transferência de direitos de autor de imagens ou ilustrações;
    - autorizações para utilização de material previamente publicado;
    - autorização dos colaboradores mencionados na secção de agradecimentos.
    - declaração de aprovação de comissões de Ética das instituições envolvidas.

  8. Os autores declaram que todo o processo de investigação que culmina no manuscrito foi desenvolvido de acordo com os princípios éticos e legais, nomeadamente os princípios da Declaração de Helsínquia para a investigação em seres humanos.

 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados na Colóquios Garcia de Orta são disponibilizados de acordo com uma licença Creative Commons (Licença Creative Commons  Atribuição – Uso Não Comercial – Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0), excepto onde indicado. Isto significa que os autores retêm os direitos autorais, mas permitem a cópia electrónica, a distribuição e a impressão dos artigos publicados para fins não comerciais, académicos ou individuais, por qualquer utilizador, sem permissão ou pagamento, desde que seja referida a autoria e a fonte. É, igualmente, imposto o licenciamento de obras derivadas nos mesmos termos.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.