Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde
Portugal 2020

Consulta do Viajante

Consulta do Viajante

Se pretende viajar deve ter em atenção os cuidados especiais a ter antes, durante e após a viagem. Aconselha-se por isso a marcação de uma Consulta do Viajante, sobretudo se o seu destino for longínquo, dentro ou fora do Continente Europeu.


Idealmente esta consulta deve ser efectuada 4 a 6 semanas antes da data da partida.


A Consulta do Viajante é constituída por uma equipa multidisciplinar composta por médicos especialistas em doenças infecciosas e medicina tropical e enfermeiros com formação em medicina das viagens.


Para que servem as consultas de saúde do viajante? 

 
  • Para aconselhar as medidas preventivas a adotar antes, durante e depois da viagem. Estas medidas incluem a vacinação, medicação preventiva da malária, informação sobre higiene individual, cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, e outros aspetos para que deve estar alerta quando viaja. Também lhe podem ser fornecidas informações sobre a assistência médica e segurança no país de destino e aconselhamento sobre a farmácia que o viajante deve levar consigo;
  • Para avaliar as condições de saúde do viajante antes da viagem, nomeadamente grávidas, crianças, idosos, indivíduos com doenças crónicas sob medicação, entre outros;
  • Para prestar assistência médica após o regresso, diagnosticar problemas de saúde possivelmente contraídos durante a viagem, e para efetuar o controlo periódico de indivíduos que passam temporadas prolongadas em países ou regiões onde o risco de contrair doenças é elevado.
  • Para administrar vacinas, incluindo a da febre amarela, e passar o respetivo certificado internacional. 

 

Como marcar?

Consultas com marcação prévia, para adultos e crianças, através de:

Email: consulta.viajante@hgo.min-saude.pt

Telefone: 924 471 860 (dias úteis das 9 às 16 horas) / 212 726808

Presencialmente: Admissão de doentes – piso 1,  Consultas Externas

Consultas: quintas-feiras das 13 às 16:30 horas e sextas-feiras das 13 às 18:30 horas

Vacinação Internacional: terças-feiras das 13 às 15:30 horas, quintas e sextas-feiras das 13 às 19 horas







 

Ir para o topo ▲