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SNS - Serviço Nacional de Saúde

Auditoria Clínica

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A Comissão de Auditoria Clínica é o órgão do Hospital que, em articulação com o conselho de administração e os órgãos técnicos do Hospital, está encarregue da definição de estratégias e prioridades de auditoria clínica, assim como da implementação dos programas de auditoria assegurando a sua organização, planeamento e execução.

 

A auditoria clínica deve ter ligações ativas com outras áreas da governação clínica tais como ensino e a formação, a investigação, e a gestão de risco (incluindo as queixas reclamações) permitindo tanto a disseminação da informação obtida como o estabelecimento das prioridades.

 

Composta por oito membros, dos quais um é o coordenador, a Comissão tem por missão promover a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados no hospital.

 

A Comissão tem por competências:
 

  • Atuar como órgão consultivo do Conselho de Administração, elaborar pareceres, a seu pedi-do, ou por sua iniciativa, e colaborar na definição de políticas gerais nesta área;

  • Planear e executar auditorias clínicas;

  • Auditar programas de atividades de auditoria clínica no âmbito da qualidade e governação clínica elaborados por cada um dos Serviços Clínicos;

  • Divulgar toda a informação resultante de auditorias clínicas que sejam consideradas relevan-tes para os Serviços;

  • Elaborar recomendações para a melhoria das práticas clínicas;

  • Conhecer os relatórios de auditorias externas e de outras comissões de gestão clínica;

  • Elaborar relatório anual, reportando-o ao Conselho de Administração.


Consulte o Regulamento da Comissão de Auditoria Clínica aqui.

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