Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Prémio Garcia de Orta

Apresentação

Prémio Garcia de Orta 2017


Consulte o regulamento aqui: Regulamento 2017.pdf



Prémio de Investigação Clínica Garcia de Orta 2016

Os profissionais de todas as áreas do Hospital Garcia de Orta são incentivados a apresentar trabalhos de investigação, nas mais variadas áreas da Saúde, candidatando-se ao Prémio Garcia de Orta que, anualmente, é atribuído pelo Centro Garcia de Orta (CGO).

Este ano foram distinguidas, ex-aequo, duas equipas que apresentaram trabalhos relativos às áreas de Cardiologia e de Nefrologia.

A equipa de investigação do Serviço de Cardiologia, que além de Hélder Pereira (diretor) é constituída por Ana Marques, Inês Cruz, Ana Luísa Broa, Daniel Caldeira e Isabel João, pretende identificar quais os fatores preditores independentes de mortalidade hospitalar da endocardite infeciosa, estudando a população de doentes com esta patologia do HGO num período de 10 anos (2006-2015).

A equipa do Serviço de Nefrologia, constituída por Rita Magriço, José Paulo Santos, Susana Colaço, Sara Dias e Aura Ramos, viu premiado o seu trabalho intitulado “Papel do rt-PA na prevenção da disfunção dos cateteres tunelizados de hemodiálise”.






Prémio de Investigação Clínica Garcia de Orta 2015


Atribuição do Prémio de Investigação Clínica Garcia de Orta 2015, ao trabalho “Implementação de um programa de apoio à prescrição de antibioterapia”, da autoria de GISELA COSTA | JOSÉ DIOGO | JÚLIO BOTAS | MARIA ALEXANDRA SANTOS e MARIA HELENA DUARTE, no valor de €5.000.




Prémio de Investigação Clínica Garcia de Orta 2014


O 1º Prémio de Investigação Clínica Garcia de Orta do HGO teve uma excelente receção por parte dos profissionais da instituição.

De entre 18 candidaturas,a Dra. Ana Jorge, Presidente do Centro Garcia de Orta, e o Dr. Daniel Ferro, Presidente do Conselho de Administração, fizeram a entrega do Prémio, execuo, a dois trabalhos: “Serum trace elements in dysphagic patients that underwent endoscopic gastrostomy for long term enteral feeding” da autoria de Carla Adriana Santos e Jorge Fonseca; e “Inter-hemispheric interactions acrossbasal ganglia and cerebellar circuits during motor control: differentfunctional patterns for master and slave hemispheres” da autoria de Ana Cristina VidalPaula BancaAugusto Gil PascoalJoão Sargento-FreitasGustavo Cordeiro e Miguel Castelo-Branco. Cada trabalho vencedor recebeu o prémio de 2.500euros.

A entrega de prémios terminou com umbreve apontamento sobre o Prémio, pelo Prof. Doutor António Rendas,Reitor da Universidade Nova de Lisboa.


Ir para o topo ▲