Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Investigação

Investigação

A investigação científica a desenvolver no HGO estrutura-se em linhas de investigação definidas pela Comissão Diretiva que circunscrevem as grandes áreas de conhecimento científico e, perspetivadas no longo prazo, enquadram a organização e execução dos projetos de investigação.

 

Para cada linha de investigação é designado um investigador responsável, que é o interlocutor direto do Presidente do CGO para o respetivo âmbito de conhecimento científico.

 

Os projetos de investigação, subordinados às linhas de investigação, definem-se pela delimitação e particularidade dos seus objetivos, bem como pela especificidade da hipótese científica que formulam, sendo a sua execução objeto de programação cronológica e limitação temporal.

 
Os projetos de investigação são endereçados ao Presidente do CGO, através de processos autónomos de candidatura, cujo modelo é divulgado.

 
As propostas de realização de ensaios clínicos são endereçadas ao Presidente do CGO que, verificada a conformidade com as previsões legais aplicáveis, as remeterá à Comissão de Ética.

 
Após parecer, nos termos da lei, da Comissão de Ética, as propostas de ensaios clínicos são remetidas ao Conselho de Administração para homologação. 

 
Podem ser constituídos, por iniciativa da Comissão Diretiva ou por proposta de profissionais em exercício no HGO núcleos de investigação, como estruturas de interdisciplinaridade e de maior permanência no tempo, orientadas para áreas particulares de prestação de cuidados em si geradoras de oportunidades de produção de conhecimento científico.

 

Ir para o topo ▲