Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Centro de Desenvolvimento da Criança

Apresentação
Organização
Equipa
Consultas
Exames
Contactos
Documentos
Centro de Desenvolvimento da Criança

O Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva (CDC) entrou em funcionamento em 2007 e é o único existente na zona Sul do País inserido no Serviço Nacional de Saúde. Destina-se a crianças e jovens com patologias neurológicas e do desenvolvimento, residentes na área de influência do Hospital Garcia de Orta. 


O CDC presta serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento de todo o tipo de Doenças Neurológicas agudas e crónicas e Perturbações do Desenvolvimento psicomotor, proporcionando uma assistência eficaz e eficiente, defendendo a promoção da qualidade e da excelência. 


O CDC tem ainda como objetivos prestar apoio médico e psicosocial às famílias, bem como promover a ligação à comunidade, já desenvolvida pelas Unidades de Neuropediatria e Desenvolvimento e de Reabilitação Pediátrica, incentivando a continuidade de ação, privilegiando a ligação com os cuidados de saúde primários e promovendo a cooperação institucional. 


Cooperar com os profissionais que atuam nos apoios educativos para avaliação e definição conjunta da metodologia mais adequada a cada criança e desenvolver atividade científica através da elaboração de trabalhos e projetos de investigação clínica são alguns dos outros objetivos principais.

 


BANCO DE EMPRÉSTIMO DE PRODUTOS DE APOIO (BEPA)


O Banco de Empréstimo de Produtos de Apoio surge de uma parceria entre a APPACDM Lisboa e o Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças acompanhadas no Hospital Garcia de Orta, assim como da população que tenha a necessidade de recorrer aos nossos serviços, através da disponibilização de produtos de apoio adequados a cada situação.

 

Com o banco pretende-se dar resposta rápida e sem burocracias no que respeita ao acesso a produtos de apoio, mas também,incentivar a reutilização dos mesmos. Assim, aqueles que deixaram de ser usados, ou os que já não servem às necessidades dos seus utilizadores, podem voltar a ter nova vida. Para tal, o BEPA encontra-se recetivo a produtos de apoio, ou brinquedos usados, de forma a fomentar consciência social da necessidade de criar ambientes sustentáveis para as comunidades.


Consulte mais informações sobre o BEPA aqui.


Consulte o separador "DOCUMENTOS" desta página.


Campanha de recolha de Produtos de Apoio do BEPA


O Banco de Empréstimo de Produtos de Apoio está a promover esta campanha, com a finalidade de aumentar o número de respostas e alargar a área de intervenção. Assim, espera-se a colaboração de toda a comunidade que possa contribuir com produtos de apoio, ou brinquedos eletrónicos, que já não são usam as que podem voltar a devolver sorrisos. Todo o material doado passará por um processo de triagem, no qual será definida a sua finalidade de acordo com o seu estado, seguido de respetiva reutilização,reciclagem, reparação ou adaptação a um caso específico.

 

Para incentivar esta iniciativa, o BEPA oferece um empréstimo a quem fizer uma doação. Os pontos de recolha são: APPACDM Lisboa– Quinta dos Inglesinhos, onde está instalado o BEPA, e Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva – Hospital Garcia de Orta (CDC-HGO).

 

Tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, através dos serviços prestados adequados a cada situação, o BEPA disponibiliza todos os serviços a baixo custo. O banco é da responsabilidade técnica de dois Engenheiros de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, envolvendo conjuntamente a equipa multidisciplinar do CDC-HGO.


Email: bepa.appacdm@gmail.com

Telefone: 212 945 530 (BEPA – Banco de Empréstimo de Produtos de Apoio)

Telefone: 212736 661 (CDC – Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva – HGO)

Consulte o Site do BEPA na página da APPACDM de Lisboa aqui.

Ir para o topo ▲