Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Radiologia

Apresentação
Organização
Equipa
Consultas
Exames
Contactos
Documentos
Radiologia

Radiologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento através da utilização de imagens obtidas usando radiação ionizante (radiografia, tomografia computorizada, mamografia), ultrassons (ecografia) ou radiofrequência (ressonância magnética).

Quais os cuidados de saúde prestados e as áreas de atividade do Serviço de Radiologia?

 

  • Radiologia Convencional;
  • Ecografia;
  • Tomografia Axial Computorizada (TAC);
  • Ressonância Magnética;
  • Angiografia;
  • Senologia;
  • Osteodensitometria.

 

O Serviço tem como missão dar resposta hospitalar aos exames de diagnóstico pela Imagem na área de Corpo, solicitadas pelo Internamento, Urgências e Consulta Externa do HGO, segundo a Diretiva Europeia 97/43 Euratom e o Manual de Boas Práticas.

Tem igualmente como Missão promover as boas práticas no âmbito da requisição de exames que utilizam radiações ionizantes, apostando na qualidade e aferimento diagnóstico dos exames efectuados no Serviço.
 
Promove também a formação de Internos de Radiologia e outras especialidades com estágio na área de Diagnóstico pela Imagem.

 

O Serviço tem como visão responder de forma atempada às solicitações dos diferentes Serviços que compõem a vertente assistencial desta Instituição. Como perspetiva, futura colaboração com outras entidades locais de saúde a nível de cuidados primários e secundários. 

Desenvolve a sua atividade tendo em conta os seguintes valores: prestação de serviço público de qualidade; manutenção de equipa coesa e polivalente; preservação da cultura hospitalar na área de diagnóstico; promoção da segurança, nomeadamente na área de radioproteção; exigência de rigor e competência; organização e liderança partilhadas; observância da deontologia e da ética.

 


Ir para o topo ▲