Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Otorrinolaringologia

Apresentação
Organização
Equipa
Consultas
Exames
Contactos
Documentos
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, da cabeça e pescoço incluindo glândulas salivares e ainda da voz.

Quais os cuidados de saúde prestados e as áreas de atividade do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial?


  • Internamento;
  • Consulta Externa;
  • Bloco Operatório;
  • Exames Complementares de Diagnóstico;
  • Urgência.

 

Para além da área assistencial, o Serviço desenvolve ainda atividades de formação pré e pós-graduada e de investigação.

 

O Serviço tem como missão prestar cuidados e serviços médicos de diagnóstico e terapêutica, segundo o estado da arte e com um nível de excelência a todos os utentes que a ele recorrem, na área de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

 
A atividade desenvolvida baseia-se numa filosofia de trabalho em equipa, com ênfase na formação e aplicação de boas práticas médicas e de enfermagem, privilegiando a satisfação das necessidades dos utentes.

  
A diferenciação e a qualidade da prática clínica desenvolvida neste Serviço, é reconhecida, quer pela Ordem dos Médicos, a qual lhe atribuiu idoneidade em tempo total para formação de especialistas, quer por outras unidades hospitalares do continente e regiões autónomas, as quais referenciam alguns dos seus doentes com patologia mais diferenciada.

 

O Serviço organiza anualmente um espetáculo musical de beneficência no Dia Mundial da Voz.

 

Internamento

O Serviço de Otorrinolaringologia dispõe de 21 camas de internamento, partilhadas, em termos de espaço físico, com as especialidades cirurgia plástica e cirurgia maxilo-facial.

 
São internados no Serviço, doentes do foro ORL, em período pré e pós-operatório, para investigação diagnóstica e para tratamento de situações clínicas diagnosticadas na urgência ORL.

 

Urgência

A urgência de otorrinolaringologia decorre em espaço próprio no serviço de ORL (piso 3), dias úteis, das 08:00 às 20:00. São observados doentes com patologia urgente do foro ORL, encaminhados da urgência geral, após triagem.

  
Durante o mesmo horário os médicos escalados para a urgência externa, efetuam urgência interna, observando, sempre que solicitados, os doentes internados no hospital com queixas do foro ORL.


Bloco Operatório

O Serviço efetua cirurgias de elevada diferenciação em todas as áreas da otorrinolaringologia, dispondo para o efeito de todo o arsenal técnico e conhecimentos científicos necessários.

 
As cirurgias decorrem à segunda-feira na Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) – piso 6, e de quarta a sexta-feira no Bloco Central – piso 1.


Formação

Pré-Graduada

  • É um dos serviços responsáveis pela cadeira de otorrinolaringologia do Mestrado Integrado de Medicina da Universidade do Algarve;
  • Participa na formação de alunos de enfermagem no âmbito das parcerias entre as Escolas Superiores de Enfermagem e o HGO/Centro Garcia de Orta;
  • Participa na formação de alunos de terapia da fala no âmbito das parcerias entre a Escola Superior de Saúde Egas Moniz, a Escola Superior de Saúde de Alcoitão e outras e o HGO/Centro Garcia de Orta;
  • Participa na formação de alunos de audiologia no âmbito da parceria entre a Escola Superior de Saúde de Coimbra e o HGO/Centro Garcia de Orta.

Pós-Graduada

  • Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) - Dá formação na área de otorrinolaringologia aos internos de MGF que solicitam este estágio opcional com duração de 1 a 2 meses;
  • Médicos Internos de Otorrinolaringologia (ORL) – Longa experiência na formação de internos da especialidade de otorrinolaringologia, tendo idoneidade total para esta formação;
  • Cursos para médicos de MGF – Efetua com regularidade cursos de formação específica para médicos de MGF;
  • Terapeutas da fala – Participa na formação pós graduada de terapeutas da fala, em patologia da voz e da deglutição;
  • Jornadas Científicas – Organiza anualmente as Jornadas de Otorrinolaringologia do HGO, onde são debatidos aspetos científicos de relevo e /ou inovadores, tendo sempre convidados nacionais e internacionais de renome. Nestas Jornadas são efectuadas cirurgias em directo e cursos práticos.

Ir para o topo ▲