Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Neurorradiologia

Apresentação
Organização
Equipa
Consultas
Exames
Contactos
Documentos
Neurorradiologia

Neurorradiologia é a especialidade médica dedicada à realização de meios complementares de diagnóstico e de terapêutica no âmbito do Sistema Nervoso Central (SNC).

 

A maior parte da atividade da Neurorradiologia é dedicada ao estudo diagnóstico por tomografia computadorizada (TC), por ressonância magnética (RM) e por angiografia do encéfalo, cervical e do ráquis, executando os exames e posteriormente os respetivos relatórios.
 

A Neurorradiologia de Intervenção é uma outra vertente de especialidade que consiste no tratamento percutâneo de lesões do SNC, na maior parte das vezes por via endovascular e em doentes com malformações arteriovenosas e aneurismas intra-cranianos. A especialidade trata também casos de patologia vascular oclusiva e de tumores hipervascularizados.

 
É o único Serviço da especialidade a Sul do Tejo. 

 

A população alvo tem sido maioritariamente o grupo de utentes do Hospital Garcia de Orta, EPE, e, como tal, a população de referência deste. Considerando o facto de ter desenvolvido uma valência de referência, a terapêutica endovascular, tem igualmente como missão responder a solicitações provenientes de outros Hospitais.

Quais os cuidados de saúde prestados e as áreas de atividade do Serviço de Neurorradiologia?

 

  • Tomografia Computorizada;
  • Ressonância Magnética;
  • Ecodoppler;
  • Angiografia Diagnóstica e Terapêutica;
  • Consulta de Neurorradiologia de Intervenção.

 

Para além da área assistencial, o Serviço desenvolve ainda atividades de formação pré e pós-graduada e de investigação.

 


Ir para o topo ▲