Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Medicina Nuclear

Apresentação
Organização
Equipa
Consultas
Exames
Contactos
Documentos
Medicina Nuclear

Medicina Nuclear é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças com recurso a produtos radioativos, permitindo sobretudo o estudo de alterações funcionais e moleculares.

 

Quais os cuidados de saúde prestados e as áreas de atividade do Serviço de Medicina Nuclear?
  

  • Exames;
  • Consultas

 

O Serviço de Medicina Nuclear do HGO tem como missão desenvolver a especialidade na área de influência da Instituição, assegurando cuidados de saúde e promovendo formação e investigação.

 

Desenvolve a sua atividade tendo em conta os seguintes valores: cultura de prestação de serviço público centrada no utente/doente; cultura de organização e liderança; cultura de eficiência e de efetividade; cultura de qualidade e de segurança; cultura de competência e rigor; cultura de equipa multidisciplinar; observância de deontologia e ética.

 

O Serviço iniciou a sua atividade em Fevereiro de 1997 e dispõe, presentemente, de uma câmara gama de duplo detector e de uma sonda gama para uso per-operatório (cirurgia radioguiada). 

Tem-se distinguido sobretudo pela sua colaboração ao estudo do Tromboembolismo Pulmonar, pelo diagnóstico em Pediatria e Nefrologia, pelo apoio à cirurgia radioguiada (gânglio sentinela e paratiroideia hiperfuncionante) e pela terapêutica de hipertiroidismo com o Iodo-131. 

Participa nas Consultas de Decisão Terapêutica de Patologia Mamária, Melanoma Maligno da Pele e Patologia da Tiroideia.


O Serviço desenvolve igualmente as seguintes atividades:

 

  • Internato Complementar de Medicina Nuclear, tendo obtido idoneidade formativa em 1999;
  • Formação Pré e Pós-graduada em diversas áreas técnicas e científicas: acolhimento de estágios em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, a Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
  • Formação Contínua: entre Fevereiro de 1998 e Maio de 2012, o Serviço organizou 7 Jornadas, 2 reuniões em colaboração com outros serviços do HGO e 1 Curso dirigido a Internos do Internato Complementar;
  • Atividade Científica: para além de participar e apresentar diversos trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais, integrou, entre 2003 e 2010, um Consórcio Nacional de Investigação, em conjunto com mais seis instituições da área científica e tecnológica. Este Consórcio desenvolveu um protótipo para Mamografia por Emissores de Positrões (ClearPEM), tendo sido o HGO responsável pela definição dos requisitos clínicos do protótipo e pelo desenho e preparação dos Ensaios Clínicos de validação. Em 2010, participou, em colaboração com o Serviço de Cardiologia, no Ensaio Clínico “Protection AMI – KAI 9803-004”. Integra o Projeto Dose Datamed2 Portugal, dedicado à avaliação da exposição da população portuguesa a radiações ionizantes, devido a exames médicos.

 


Ir para o topo ▲