Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Gastrenterologia

Apresentação
Organização
Equipa
Consultas
Exames
Contactos
Documentos
Gastrenterologia

Gastrenterologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do fígado e do sistema digestivo. Actua na vertente clínica e endoscópica, em colaboração próxima com outras Especialidades (Anatomia Patológica, Patologia Clínica, Imagiologia, Cirurgia, Oncologia, Nutrição) e executa técnicas diferenciadas de diagnóstico e terapêutica. Algumas áreas de actuação do Serviço encontram-se organizadas em Unidades Funcionais para optimização de recursos e para aproveitamento da diferenciação dos profissionais que as integram. O Serviço de Gastrenterologia tem capacidade formativa de Internos do Internato Complementar e colabora no ensino pré-graduado de alunos de Medicina. Recebe Internos de Gastrenterologia e Especialistas de outros Hospitais em estágios formativos em áreas específicas.Tem projectos de investigação próprios e colabora em projectos de investigação multicêntricos propostos por sociedades científicas. Participa também em ensaios clínicos propostos por companhias farmacêuticas.


Quais os cuidados de saúde prestados e as áreas de atividade do Serviço de Gastrenterologia?


Internamento: A actividade do Serviço de Gastrenterologia centra-se no Internamento que é efectuado na enfermaria partilhada de Gastrenterologia, Nefrologia e Reumatologia situada no 3º piso do Hospital Garcia de Orta. Uma importante parte dos internamentos provém do Serviço de Urgência, mas os doentes podem ser directamente internados a partir da Consulta Externa.


Consulta Externa: para além da Consulta de Gastrenterologia, há diferentes consultas diferenciadas para grupos específicos de doentes. O acesso à Consulta Externa de Gastrenterologia é feito electronicamente por referenciação intra-hospitalar (de doentes internados ou de doentes de outras consultas hospitalares); os doentes oriundos dos Centros de Saúde são sempre referenciados por via electrónica através programa Consulta a Tempo e Horas.


Urgência: o apoio a situações de urgência gastrenterológica interna e externa é realizado por uma equipa que inclui uma enfermeira com diferenciação em Endoscopia Digestiva, um Assistente Operacional e um Gastrenterologista que está escalado em presença física das 12:00 ás 24:00 todos os dias do ano. Para situações excepcionais que possam justificar transferência para outros Hospitais há a possibilidade de contactar um gastrenterologista fora do período acima referido.


Exames complementares. Realizam-se no Bloco de Exames Especiais (3º Piso do Hospital Garcia de Orta) diversos exames endoscópicos diagnósticos e terapêuticos (Endoscopias digestivas altas, Colonoscopias, Enteroscopias porvideocápsula, Exames proctológicos). Pela necessidade de apoio imagiológico são realizadas no Serviço de Imagiologia (Piso 1) as ultrassonografias endoscópicase as colangiopancreatografias retógradas endoscópicas (CPRE) bem como as técnicas de dilatações endoscópicas e colocação de próteses digestivas.


Hospital de Dia: O Hospital de Dia de Gastrenterologia funciona no Piso 3, junto á Enfermaria, e é utilizado para administração de terapêuticas endovenosas a doentes ambulatórios e para ensino de auto-administração de terapêuticas injectáveis fornecidas pelo Hospital Garcia de Orta a doentes ambulatórios. No caso específico de administração de tratamentos biológicos, estes são realizados no Hospital de Dia do Serviço de Reumatologia (Piso 6)


O Serviço desenvolve ainda atividades de formação pré e pós-graduada, dispondo de idoneidade formativa para a realização do Internato Complementar de Gastrenterologia. 

 

Ir para o topo ▲