Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde
Portugal 2020

Cuidados Paliativos

Apresentação
Organização
Equipa
Consultas
Exames
Contactos
Documentos
EIHSCP
Os Cuidados Paliativos são cuidados activos, coordenados e integrais, prestados por uma equipa multidisciplinar com formação específica, aos doentes e às suas familias em situação de doença avançada, incurável e progressiva. Combinam ciência e humanismo com vista a proporcionar melhoria da qualidade de vida pelo alívio do sofrimento.

 

A Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) promove a prestação de Cuidados Paliativos a todos os doentes e famílias que deles careçam, na área de influência do HGO. Tem por missão o acompanhamento aos doentes com patologia grave, avançada e progressiva. O apoio é prestado através da consulta externa e atendimento telefónico ou durante o internamento hospitalar, incluindo o apoio à família e cuidador no período de luto.

 

O encaminhamento para os Cuidados Paliativos é solicitado pelos profissionais que assistem o utente. Privilegia os cuidados de ambulatório na proximidade, adequados à sua doença e projecto de vida, através de articulação com outras equipas do Sistema Nacional de Sáude, nomeadament, a Rede Nacional de Cuidados Paliativos.

 

Colabora com as equipas prestadoras de cuidados na elaboração de planos de apoio adequados e personalizados, com recurso à intervenção multidisciplinar tanto para o doente como para a família.

Ir para o topo ▲