Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Nutrição e Dietética

Apresentação
Organização
Equipa
Consultas
Exames
Contactos
Documentos
Alimentação e Dietética

A missão do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) consiste na aplicação das ciências da nutrição no tratamento de doenças e na promoção da saúde, a nível individual e coletivo, abrangendo toda a população da Instituição.

 

O Dietista tem uma intervenção interdisciplinar, aplicando os seus conhecimentos e competências profissionais, na implementação de uma terapêutica nutricional/dietética, adequada à situação clínica de cada utente, na promoção da saúde, no controlo da segurança e higiene alimentar.

 
O SND exerce as suas competências no âmbito da equipa de saúde e em estreita colaboração com a equipa clínica, de acordo com o Decreto Lei n.º 564/99 de 21 de Dezembro.

 

O SND recebe pedidos de consultas de todas as especialidades do Hospital (Consulta de Nutrição e Dietética) e colabora em várias consultas multidisciplinares, nomeadamente na Consulta de Diabetes (adultos, crianças, grávidas, bombas infusoras de insulina), Obesidade (adultos e crianças), Nutrição Entérica, Saúde Ocupacional e nas diferentes especialidades pediátricas incluindo a Neuropediatria, com a elaboração de Dietas Cetogénicas, em casos de epilepsias refratárias.
 
O Serviço colabora também com o Centro Garcia de Orta dando formação em temáticas específicas da área de nutrição e dietética. Colabora ainda com Instituições de Ensino Superior, na formação de profissionais da área da nutrição (Estágios Académicos) e com a Ordem dos Nutricionistas – Estágios Profissionais.  

 

Anualmente participa no Campo de Formação em Férias para Crianças e Jovens com Diabetes tipo1. Sempre que solicitado, os diferentes elementos do SND participam em programas de educação para a saúde, ao serviço da comunidade.

 

Ir para o topo ▲