Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde
Portugal 2020

Notícias

Notícias
Comemoração do Dia Mundial da Diabetes no HGO


A equipa da UID - Unidade integrada da Diabetes do Hospital Garcia de Orta, composta pelas Enfermeiras Cláudia Ferrão, Elisabete Santos, Ana Veiga e pela Médica Isabel Manita, celebrou o Dia Mundial da Diabetes, que hoje se comemora, através de uma iniciativa de grande sucesso e adesão dos utentes. Ao longo de todo o dia, no hall principal do HGO, a equipa desafiou todos  os utentes não diabéticos a experimentar ter a Diabetes por um dia e assim identificar o impacto que esta doença crónica tem na nossa sociedade, na saúde do país e nas famílias.

As famílias têm um papel preponderante no apoio, gestão e adesão ao tratamento de todas as pessoas portadoras da diabetes e devem ser apoiadas, orientadas e incluídas nos planos terapêuticos na gestão e controle dos fatores de risco desta doença crónica.

Esta iniciativa contou ainda com a participação e apoio da equipa de enfermagem das consultas externas e equipa medica de endocrinologia, medicina/diabetes e de nutrição e dietética.

O HGO assinalou, assim, o Dia Mundial da Diabetes cujo tema é "A Família e a Diabetes". 

O Dia 14 de Novembro existe por causa de todas as pessoas com diabetes e para travar o crescimento imparável da pandemia de Diabetes.
Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como Dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.
Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

  • Comemoração do Dia Mundial da Diabetes no HGO

Ir para o topo ▲