Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde
Portugal 2020

Notícias

Notícias
Conversas de Fim de Tarde 2018 “Percurso do Doente Oncológico no Hospital de Dia - Da Decisão Terapêutica à Gestão do Hospital de Dia" | 16 maio

A  Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) vem dar a conhecer que irá realizar a 1ª sessão das Conversas de Fim de Tarde 2018 “Percurso do Doente Oncológico no Hospital de Dia - Da Decisão Terapêutica à Gestão do Hospital de Dia", no próximo dia 16 de maio, entre as 16.00 e 20.00 horas, em Almada, no Auditório do Hospital Garcia de Orta.

Inscrições
As inscrições realizam-se através do formulário online.

Solicitamos o pagamento de uma inscrição simbólica para as despesas de organização, dado que a APDH é uma associação sem fins lucrativos.

Preçário: Sócios - 5 € | Não Sócios - 10€

A inscrição só será validada após a confirmação do respetivo pagamento através do IBAN: PT50 0036.0265.99100003788.16. O comprovativo de pagamento deve ser enviado para geral@apdh.pt

Poderá consultar o Programa preliminar aqui

Localização
A sessão irá decorrer no Auditório do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Enquadramento
Ao longo dos últimos anos, tem-se assistido, à semelhança dos outros países europeus, a um aumento da incidência do Cancro em Portugal. As doenças oncológicas são a segunda causa de morte a nível nacional e a que mais subiu nos últimos anos. Esta realidade impõe a necessidade de criar respostas eficazes para colmatar o aumento das necessidades destes doentes. Importa por isso apostar na prevenção primária e secundária e numa gestão efectiva dos recursos, nomeadamente pelo peso económico crescente dos novos medicamentos e redução nos tempos de espera nas diferentes fases da doença (Portugal, MS, DGS, 2017)
Perante esta realidade os Hospitais de Dia de Oncologia desempenham papel fundamental, pela prestação de um cuidado especializado concertado num único espaço, permitindo ao doente poder optar por modalidades de tratamento que possibilitam manter uma vida normal,privilegiando, em todos os momentos, uma maior segurança e qualidade de vida do doente, cuidador e da família.
O Hospital de Dia de Oncologia representa atualmente uma grande evolução, a par com o desenvolvimento dos novos fármacos e abordagens terapêuticas disponíveis, no modo como são tratadas as doenças oncológicas, agregando, através de uma abordagem multidisciplinar,profissionais de saúde especializados, fundamentais para a boa prossecução dos processos e de um percurso do doente mais efectivo ao longo do tratamento da sua doença. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, sendo identificadas no terreno, de Norte a Sul do país, algumas lacunas na gestão dos processos e na definição do fluxo dos doentes, geradores de acentuadas ineficiências para os doentes e de desperdícios para os hospitais.
Importa assim analisar e discutir os atuais constrangimentos e oportunidades, bem como o potencial de melhoria pela aprendizagem e partilha das Boas Práticas identificadas nos Hospitais de Dia de Oncologia a nível nacional. 



  • Conversas de Fim de Tarde 2018 “Percurso do Doente Oncológico no Hospital de Dia - Da Decisão Terapêutica à Gestão do Hospital de Dia" | 16 maio

Ir para o topo ▲