Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Notícias

Notícias
HGO inicia Programas de Rastreio populacional ao Cancro do Colo do Útero e do Cancro do Cólon e Reto

Foi hoje assinado o Protocolo entre as Unidades de Saúde que irão assegurar os Rastreios de base populacional do Cancro do Colo do Útero e do Cancro do Cólon e Reto, com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS LVT).


O Hospital Garcia de Orta (HGO) será o Centro de Leitura para os testes de HPV + Citologia e Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) na Península de Setúbal,com a realização destes rastreios que oferecem à população a possibilidade de realizar estes exames gratuitamente,utilizando para o efeito a tecnologia mais recente, próxima das pessoas e sem demoras.

Com este programa de rastreios prevê-se que sejam abrangidos 75 mil utentes da Península de Setúbal.


Com início previsto ainda este mês, quatro unidades que integram os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, Arco Ribeirinho e Arrábida irão efetuar colheitas biológicas que serão imediatamente encaminhadas para os serviços de Anatomia Patológica (referente ao rastreio do cancro do colo do útero) e Patologia Clínica (referente ao rastreio cancro do cólon e reto) do HGO.

Mediante o resultado dos exames, os utentes serão seguidos tanto no seu centro de saúde como no HGO.

A toda a população elegível para os rastreios os ACES irão enviar uma carta convite com proposta de realização de uma consulta para recolha de informação clínica e realização de teste. Após análise dos resultados, os rastreados receberão uma carta de resultado.

Estes rastreios têm por objetivos a diminuição da morbilidade por cancro do colo do útero e diminuir a incidência e mortalidade por rastreio cancro do cólon e reto, bem como o diagnóstico precoce.

população alvo são mulheres entre os 30 e os 65 anos (para o rastreio do Cancro do Colo do Útero) e homens e mulheres entre os 50 e os 74 anos (para o rastreio do Cancro do Cólon e Reto),inscritos nos ACES da região.

  • HGO inicia Programas de Rastreio populacional ao Cancro do Colo do Útero e do Cancro do Cólon e Reto

Ir para o topo ▲