Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde

Notícias

Notícias
Dia Mundial da Hipertensão no HGO

Dia Mundial da Hipertensão no HGO


A equipa médica da consulta de Hipertensão assinalou no dia 17 de Maio de 2017 o dia Mundial da Hipertensão, com o intuito de divulgar o peso desta epidemiologia moderna na morbi-mortalidade cardiovascular portuguesa. 

  

A hipertensão é ainda o maior factor de risco contribuinte só por si para a mortalidade global, e torna-se fundamental aumentar a compreensão pública para esta patologia. Mais de 40% dos portugueses são hipertensos e ainda é elevado o desconhecimento desta patologia: não só o desconhecimento sobre o diagnóstico mas também sobre os valores-alvo e as medidas de estilo de vida que devem ser tomadas para prevenção e controlo.
 
Foi organizado um rastreio de hipertensão arterial no piso 0/ átrio do HGO com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Hipertensão e da empresa Aromáticas Vivas (que promovem o uso das ervas aromáticas na alimentação dos portugueses como substituto do sal e para a redução do consumo do mesmo, dado ser contributo importante para a HTA), e claro, o apoio do Serviço de Medicina.
 
Foram efetuados 120 rastreios a utentes e profissionais, com registos que serão analisados, e alguns utentes referenciados ao médico assistente e mesmo à consulta de HTA do HGO.
  
Consideramos que foi uma iniciativa que cumpriu os objetivos de divulgação desta doença, tendo conseguido não só dar conselhos sobre a medição correta da pressão arterial em ambulatório, como também sobre medidas de estilo de vida saudável e entregar folhetos informativos neste sentido.
  

Agradecemos desde já a participação de todos os envolvidos.


  • Dia Mundial da Hipertensão no HGO

Ir para o topo ▲