Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde
Portugal 2020

Notícias

Notícias
Protocolo de Colaboração HGO / CHLN

Redução das Listas de Espera de Cirurgia Geral no HGO

Protocolo de Colaboração HGO / CHLN

 
Sexta-feira, 24 de julho
 
Foi hoje assinado um Protocolo de Colaboração entre o Hospital Garcia de Orta, E.P.E. (HGO) e o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) que visa a redução das listas de espera de Cirurgia Geral no HGO a iniciar em Setembro.
 
No âmbito do Plano de Redução das Listas de Espera Cirúrgicas do Hospital Garcia de Orta (HGO) e tendo por alvo a especialidade com maior número de doentes em espera (1800) – a Cirurgia Geral – este Hospital e o Centro Hospital Lisboa Norte (CHLN) decidiram unir esforços e organizar um Protocolo de Colaboração que prevê a operação de doentes do HGO neste Centro. Globalmente o Plano prevê que, além das 1800 cirurgias que a capacidade instalada prevê, venham a ser realizadas mais 762 cirurgias. Destas 462 vão ser realizadas no HGO pelas equipas do Serviço de Cirurgia Geral do HGO e 300 vão ser realizadas no CHLN pelas equipas cirúrgicas deste Centro.
 
Este Plano irá incrementar em 42% o número de intervenções no prazo de 1 ano e o impacto esperado é que a lista de espera fique com apenas 600 doentes e com tempos de espera abaixo de 150 dias.
 
Os doentes serão previamente contatados, de acordo com a prioridade clínica e ordem de inscrição, e acordada a instituição onde irão ser operados. Prevê-se que este protocolo seja alargado, num espírito de parceria mais abrangente e numa base de reciprocidade, a outras especialidades e modalidades de colaboração.
 
Além de se prever a possibilidade do HGO vir a também a operar doentes do CHLN, prevê ainda a colaboração de profissionais em algumas atividades, nomeadamente, em escalas de urgência.
Fica assim reforçada a capacidade de resposta, numa base de maior sustentabilidade e estimulada a cooperação de instituições do Serviço Nacional de Saúde, com benefício para os seus utentes.
 
A assinatura do Protocolo contou com a presença do Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Paulo Macedo.
  • Protocolo de Colaboração HGO / CHLN

Ir para o topo ▲