Saltar navegação
SNS - Serviço Nacional de Saúde
Portugal 2020

Imprensa

Imprensa

Almada, 02 de Dezembro (2010) - O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, realiza amanhã, dia 3 de Dezembro, um curso sobre ecografia intra-coronária que contará com a presença de vários especialistas internacionais e nacionais. 

 

A ecografia intra-coronária é uma técnica que utiliza os ultra-sons para estudar as artérias do coração que estão na origem da angina de peito e dos enfartes agudos do miocárdio, representando uma mais-valia face à tradicional angiografia na medida em que visualiza e caracteriza a parede das artérias coronárias, permitindo uma melhor avaliação diagnóstica e terapêutica.
 
Graças à utilização desta técnica, é possível realizar procedimentos com maior qualidade e esclarecer dúvidas no tipo de lesão e assim proceder a um melhor tratamento. O recurso à ecografia intra-coronária requer, no entanto, equipas de hemodinâmica bem treinadas e rotinadas neste tipo de intervenção. O HGO é actualmente um dos centros de referência desta técnica em Portugal e um dos que realiza mais vezes este procedimento, realizando por ano cerca de 70 intervenções.
 
Organizado pelo Serviço de Cardiologia, o “4th Intravascular Ultrasound Course” contará com a presença do Dr. Gary Mintz, um dos maiores especialistas mundiais nas técnicas de imagem intra-coronária, que participará na discussão de três intervenções em doentes que serão efectuadas na sala de angiografia e transmitidas em directo para o auditório do HGO.
 
O curso contará ainda com a presença de especialistas do Hospital de Santa Cruz, Hospital Pulido Valente, Hospital dos Lusíadas, Hospital Fernando da Fonseca, Hospital de Évora, Hospital de Setúbal, Hospital da CUF, Centro Hospitalar dos Covões, Hospital da Luz, Hospital de Santa Marta, Hospital de São Marcos, Hospital de São Teotónio, Hospital de Santo António, esperando-se a participação de cerca de 100 especialistas nesta área.

Ir para o topo ▲